O gastro pediatra é o especialista responsável por prevenir, diagnosticar e tratar crianças ou adolescentes que possuam doenças no aparelho gastrointestinal.
Crianças com diarreia, constipação, dor abdominal, presença de sangue nas fezes, bebês com refluxo, suspeita de intolerância à lactose... são exemplos de sintomas que podem estar por trás de uma doença do trato gastrointestinal.
Ou seja, quando existir qualquer sintoma ou suspeita de doença gastrointestinal, o profissional especialista em gastroenterologia pediátrica é o mais indicado para acompanhar essas crianças e adolescentes.
Lembre: quanto antes procurar o especialista, melhor é a chance do sucesso de tratamento!
As condições mais comuns encontradas na Pediatria são:
Refluxo gastroesofágico
Muito comum em bebês, pode representar uma condição fisiológica transitória ou tratar-se de um problema crônico, que acontece porque o conteúdo ácido do estômago ou a bile entra no esôfago e irrita a mucosa. Os principais sintomas são regurgitações em bebês (e se for doença, afetar também o ganho de peso), azia e queimação que pioram depois das crianças se alimentarem ou deitarem.
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é bastante comum nos dias atuais e pode causar diversos sintomas gastrointestinais, náuseas, dor e/ou inchaço abdominal, diarreia e gases. Apesar de comum, seu diagnóstico deve ser feito pelo especialista, pois dessa forma, evita-se dietas e restrições desnecessárias para a criança.
Alergia à proteína do leite de vaca
Bebês com sangue nas fezes, regurgitações frequentes, manchas na pele, ou outros sintomas associados, precisam ser acompanhados com especialista. Todos esses sintomas podem estar relacionados à alergia a proteína do leite de vaca, a famosa "APLV".
Síndrome do intestino irritável
É bastante comum em crianças e adolescentes, que podem apresentar, além da dor abdominal, a diarreia ou constipação (prisão de ventre.")
Constipação (ou prisão de ventre)
É MUITO COMUM na população pediátrica e deve ser tratada o quanto antes, para evitar o ciclo vicioso da constipação e o medo de fazer cocô.
Úlcera gástrica ou duodenal
A úlcera é uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. São provocadas principalmente quando o ácido estomacal danifica o revestimento do trato digestivo e pode causar dores intensas
Cálculos na vesícula
Cálculos ou "pedras"na vesícula podem estar presentes já na idade pediátrica. Podem causar dor intensa, e às vezes pode ser indicado cirurgia para o tratamento.
Doença inflamatória intestinal
Doença crônica inflamatória que pode acometer o intestino, causando dor abdominal, sangramento nas fezes, perda de peso etc. Necessita de acompanhamento especial com gastropediatra.
Pancreatite
A pancreatite é uma doença inflamatória do pâncreas. Pode ter causas externas, como traumas, má alimentação ou ser hereditária. Geralmente provoca dores intensas no local.
Entre muitas outras doenças....